Total de visualizações de página

15 de maio de 2011


A vida realmente é um aprendizado constante. Devemos ter em mente que nunca seremos os donos da verdade. Apesar de lá no fundo acharmos certas as nossas convicções, precisamos nos esforçar para compreender que cada ser humano tem o seu próprio ponto de vista perante as coisas da vida, e que isto não precisa ser algo ruim. Cada pessoa é única, com suas qualidades, defeitos, capacidades e inconstâncias.
O que devemos exercitar cada vez mais é a velha máxima de se colocar no lugar do outro. Fazendo isso, conseguiremos aceitar de uma forma menos avassaladora os desapontamentos perante os que nos cercam e que de fato sempre irão existir por que afinal de contas todo ser humano é um ser falível. A maioria das coisas foge ao nosso controle e por mais que desejemos o melhor a tudo e a todos, não podemos impor a ninguém nossas próprias certezas e convicções.
Isso nem de longe quer dizer que devemos aplaudir os erros alheios e achar que todo mundo tem o direito de sair por aí fazendo o que bem entende e tudo bem. Não. Apenas devemos perceber estas nuances e ao invés de sofrer ou se preocupar, devemos é redirecionar nossas atitudes para que não sejamos atingidos negativamente.
Filtrar sentimentos e emoções, valorizar as boas, deletar as ruins. Se envolver menos com problemas que não são realmente nossos, e sim de pessoas a quem temos grande apreço e que apesar de não querermos vê-las sofrer, precisam vivenciar e saber enfrentar seus próprios problemas e dificuldades.
Todos precisamos nos esforçar mais para construir a nossa própria felicidade, dentro do nosso pequeno mundo, nos voltarmos sim com total dedicação a nossos filhos, nossos conjuges, nosso quintal, nossas paredes, nossas plantinhas... enfim, ao que realmente é nosso e que nos faz feliz, ao que realmente nos realiza, às nossas vontades. Na verdade, sermos mais egoístas no sentido de não querer mais carregar o imenso peso de querer mudar o mundo e melhorar tudo e todos. Isto não nos cabe, isso não faz bem a ninguém.
E uma coisa é certa: aquela pessoa que muito faz, que muito se envolve, que muito opina, que muito peita, no fim é a mais criticada e apontada, e toda aquela energia positiva de querer ajudar pode acabar se voltando contra ela. Porque ninguém quer ser apontado, julgado, carregado... "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." A compreensão da profundidade e da verdade desta frase é algo realmente fascinante e esclarecedor.
(Danimfuga)



"Não sou perfeita nem dona da verdade.
Mas sou dona de mim, dona das minhas vontades."

3 comentários:

  1. Oi minha flor, maravilhoso teu texto!!!

    Sem nos darmos conta, tendemos a nos tornar autoritários, desejando sempre que o outro se comporte de acordo com nossas convicções. E assim procedemos sempre com o mesmo argumento: "Eu no lugar dele agiria assim".

    A decepção será maior ainda se o outro agiu de modo inesperado em relação à nossa pessoa. Se nos tratou de uma forma rude, que não seria a nossa reação diante daquela situação, nos sentimos duplamente traídos: pela agressão recebida e pela reação diferente daquela que esperávamos. É sempre o eterno problema de não sabermos conviver com a verdade de que somos diferentes uns dos outros; e, por isso mesmo, solitários.

    Aqueles que entendem que as diferenças entre as pessoas são maiores do que as que nos ensinaram a ver desenvolvem uma atitude de real tolerância diante de pontos de vista variados a respeito de quase tudo. Deixam de se sentir pessoalmente ofendidos pelas diferenças de opinião.

    Podem, finalmente, enxergar o outro com objetividade, como um ser à parte, independente de nós. Ao se colocar no lugar do outro, tentarão penetrar na alma do outro, e não apenas transferir sua alma para o corpo do outro. É o início da verdadeira comunicação entre as pessoas.

    Sabes muitas vezes somente é necessáriosó tornar visível o seu próprio mundo, dar a oportunidade, o impulso, a chave e isso é tudo, ou seja ajudár a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre alegria e a dor...vc está conseguindo buscar esse equilibrio!!!! Fico mto feliz!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto deveria vir dentro de remédio, tipo bula...ou melhor...deveria ser o próprio remédio para cérebros enferrujados ou de donos da verdade...
    Enfim, não sei se esse testo é de tua autoria, de qualquer forma é perfeito...Um a aula!!!Bjo.

    ResponderExcluir
  3. É sim, queri! A vida nos mostra certas verdades que só o tempo, alguns anos de vida nas costas e outras "cositas mas" se encarregam de nos mostrar. Demorou mas aprendi, hehe! Que bom que gostou Beta, fico feliz! Bjão!

    ResponderExcluir