Total de visualizações de página

31 de maio de 2011

RESPEITO SEMPRE


Nesta minha fase zen, intimista e ponderada, é bom parar para refletir sobre certos aspectos característicos que percebemos em algumas pessoas e que posso dizer abomino: falta de respeito é uma delas. Amplamente analisado, pode-se dizer que ultimamente isto vem sendo confundido com liberdade de expressão nos mais diferentes segmentos da sociedade.
Porém, um difere gritantemente do outro, por que a liberdade de expressão não dá credencial para esculachar quem quer que seja, e nem importa de que forma isto venha a ocorrer. Se em tom de sarcasmo, indignação, repúdio ou inconformismo, a liberdade de expressão jamais poderá ser confundida com promiscuidade de palavras, por que de onde venho o respeito deve estar acima de tudo.
Pessoas podem ter as mais diversas opiniões sobre os mais diversos assuntos, mas isto não dá a elas o direito de ofender quem quer que seja, mesmo ela se achando superior ou "mais evoluída" que o restante da humanidade. Até por que o que venho percebendo é que quem age desta forma, geralmente são aquelas pessoas ora infelizes, ora solitárias ou frustradas, que possuem a necessidade desesperada de verbalizar sua ira de insatisfação perante elas e o mundo, escrachando verbos e teses mesquinhas quando percebem que podem estar tendo alguma atenção voltada para elas. Acham bonito e se auto intitulam "politicamente incorretas". - Psiu, não conta pra elas, mas na verdade estão sendo "amplamente insuportáveis-." Não tem como alguém ter prazer em interagir com pessoas assim, aonde o mundo gira apenas em torno do seu enorme umbigo, recheado de soberba e insatisfação com tudo aquilo que foge ao seu próprio conceito de certo e errado. Gente chaaata.
Liberdade de expressão é poder tecer as mais diferentes opiniões a respeito do quer que seja, porém sempre, eu disse sempre, aliado ao respeito ao outro, levando em consideração os diferentes valores, opiniões, crenças e vivências. Estamos bem longe da ditadura e ninguém precisa pensar igual a ninguém, e por isso um pouco de sensibilidade, compreensão e tolerância nunca é demais. Gente sem respeito é gente carente de alguma coisa na vida. É hora de soltar as armas no chão e parar de achar que todo mundo é cheio de malícia ou segundas intenções, e começar a perceber as nuances e sutilezas do outro sem levar tudo para o lado pejorativo. Ninguém precisa concordar, pode tentar compreender, mas sim, precisa obrigatoriamente RESPEITAR.
(Danimfuga)


“Entender não é concordar.”
Fabrício Carpinejar

Nenhum comentário:

Postar um comentário