Total de visualizações de página

20 de maio de 2010

Maçã podre contamina as outras?


Hoje me peguei com esta singela indagação na mente...
Até que ponto é verdade essa história que ouvimos desde a mais tenra idade: "diga-me com quem andas que te direi quem és", "a fruta não cai longe do pé" e por aí vai.
Desde pequenos ouvimos os pais alertarem: cuidado com as companias, olha as amizades...
E desde então iniciamos a busca incessante pela "tribo" ideal. Aquela que nos agrada, mas que também não desagrada aos outros. E ficamos buscando amizades que são vistas com bons olhos a todos que nos rodeiam, e então tudo bem. Será?
Até que ponto as outras pessoas a nossa volta nos influenciam, a ponto de moldarmos nossas próprias atitudes perante as atitudes delas?
Isso existe, claro que sim, mas me desculpem os pais preocupados de plantão, não é regra, meeeesmo.
Posso dizer por experiência própria e pela experiência de pessoas que conheço, que a convivência com pessoas "politicamente incorretas" não irá levá-lo ao gueto das relações sociais. Pela boca dos malidicentes talvez, mas pela sua própria auto reputação, NÃO!
Sem falar no contrário, andar com pessoas de perfil impecável, mas que conhecendo a fundo nos faz descobrir pessoas bem mais venenosas e impuras que aqueles já crucificados pela opinião alheia.
É isso aí meus amigos, as aparências enganam!!!! Esta verdade sim é nua e crua!!!
Cada ser humano é único na sua essência, e ele é o que é, independente do meio externo que o rodeia.
Se a essência é boa, trilhará sempre pelo caminho do bem, mas se é ruim, não tem jeito, dificilmente mudará um dia.
É claro que até se moldar totalmente a personalidade e caráter do indivíduo, alguns deslizes poderão ocorrer no meio do caminho...
Aí então entra a DECISÃO PESSOAL: persisitir no erro ou correr atrás do que é certo.
Mas o que torna uma pessoa honrada e digna?
A educação e valores passadas pelos pais?
A meu ver é o que mais conta.
Por que por mais influência externa que o mundo venha a trazer a seu filho, os valores passados a ele por você ficarão intactos, pode ter certeza.
Existem pais que não confiam apenas nisto, e preferem criar os filhos numa redoma de vidro, tendo a falsa ilusão de aí sim protegè-los contra tudo e contra todos.
Erro fatal!!!
Por que com isso, conseguirão exatamente o contrário. Afinal o filho não conhecerá nada do mundo lá fora, e fatalmente quando chegar o dia do confronto com a realidade, ele irá sofrer, chorar e se machucar, e as vezes até seriamente...
Falo tudo isso baseando-me nas minhas experiências, por que na vida tive limites sim, mas quando foi chegada a hora de cada coisa nova se mostrar a minha frente, segui firme e forte sem medo, pois sabia que lá atrás tinha alguém que tinha me ensinado a lição direitinho, e que agora era a minha vez de trilhar meu próprio caminho, de cabeça erguida...
E segue a vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário