Total de visualizações de página

4 de fevereiro de 2011

Nossas raízes


Tenho muito orgulho de ser missioneira, muito orgulho do lugar onde nasci, Santo Ângelo! Tive uma vida muito feliz enquanto vivi lá. Depois, sai pra estudar e todas as vezes em que retornava me sentia feliz por estar novamente em casa. Mas conforme os anos vão passando, nossa memória vai se solidificando cada vez mais com relação a nossa essência e nossas raizes, e voltar a minha terra natal se transformou em algo vital, carregando minhas energias. O ar de lá me faz bem. Não sei se morasse lá hj seria tão mágico, como é toda vez que retorno. Mas a sensação que sinto é tão boa, tão plena. O ar é diferente, o tempo corre diferente, as árvores, o calor parado, a agitação das ruas, e as lembranças. Ah, as lembranças, são elas que me fazem realmente voltar pra casa e me reencontrar comigo mesma. Dias atrás sai pra caminhar a noite por aquelas ruas onde passei minha infância. Quando adentrei a rua 3 de maio, onde vivi toda minha infância e adolescência, é como se abrisse um portal para o passado. Olhei para os lados e era como se tudo estivesse lá do jeito que sempre foi. Como se tivesse realmente voltado no tempo e a sensação foi muito boa.
Fui andando devagar até chegar a frente da minha antiga casa. Nao sei explicar em palavras a sensação, só sei que paralisei. Fiquei ali, embriagada por um misto de aconchego e paz, vasculhando cada pedacinho daquela fachada, observando as janelas, as portas... Tudo aquilo é meu, foi e sempre será, faz parte de mim. A impressão era de que a qualquer momento aquela porta se abriria e sairia meu pai e minha mãe nos chamando pra entrar, que a janta já estava na mesa... Que vontade de abrir aquela porta e andar pelos cômodos, sentir de novo aquela sensação confortante e plena de estar realmente em casa, segura de tudo e de todos, protegida e amparada pelas pessoas que me trouxeram a este mundo, e que infelizmente nao estão mais aqui. Mostraria a eles minha filha, e eles ficariam tão orgulhosos e felizes! Teria tantas coisas pra contar, pediria tanto cólo, abraçaria e beijaria tanto eles...
Depois continuei andando até a praça, tendo minha filha e meu marido ao lado. Chegamos em frente à Catedral e me rendi totalmente a toda aquela beleza. Fixei os olhos naquela bela igreja e fui andando em sua direção, observando seus detalhes e me sentindo intimamente observada pelas esculturas dos anjos em seu topo. Era como se dissessem: aqui serás sempre bem vinda, pois és filha desta terra.
Gostei muito destas sensações, e pretendo repetir mais vezes, quando voltar a Santo Ângelo.
Quanto à minha casa, quem sabe um dia eu crie coragem e bata naquela porta... Peca licença a quem mora lá e adentre aquele universo que me viu crescer, sorrir, chorar, cair, levantar, viver... Mesmo que um dia ela desapareça, estará sempre presente em meus sonhos mais lindos e felizes!..
É fato: tento me desprender do meu passado, mas ele não se desprende de mim.
Quem sabe um dia...
(Danimfuga)

2 comentários:

  1. Nossa,Dani!!!!To até agora arrepiada/emocionada com cada palavra do teu texto. Umas das crônicas mais sensíveis q já li. Tb me coloco no teu lugar...tenho vontade, muitas e muitas vezes, de entrar em locais onde já morei e fui feliz. Passa um filme na cabeça da gente,né? A gente fica relembrando,dá uma nostalgia...e acho q vc é como eu: super sensível, e de certa forma nostálgica...Imagino o q vc sentiu ao olhar para a sua casa, q por sinal, tb faz parte da minha infância (pois costuma visitar a Lu, e consequentemente a Angela...).
    Super bjo,minha querida!Te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Dani...

    Viajei contigo até a rua 3 de maio e, em pensamento me vi adentrando na cozinha pela porta lateral. Vendo a tia Luci (sua amada mãe e minha 2ª mãe, se assim me permite) preparando o almoço, quando lhe disse "tia quer ser minha madrinha de Crisma?" A tia surpresa e muito feliz disse: "Claro que aceito, pois agora serei madrinha de 3 sacramentos em tua familia, Batismo (Morgana), Crisma (euzinha) e Matrimônio (Mere) e, se Deus me permitir poder concretizar esse sonho". Vi no seu rosto a felicidade que a muito já não viamos, estampado num lindo sorriso. Deus a quis junto dele antes de realizar o sonho de ser madrinha no 3º sacramento, mas ela estava presente e sempre estará em nossos corações.
    A praça, as reuniões na casa da vó... a primaiada reunida... tantas lembranças...rua Barão de Santo Ângelo...
    Um momento nostálgico, que não volta mais, mas que permanece em nossas memórias.

    Beijinhos e grata por essa viagem

    ResponderExcluir